A IFASEG marcou presença no Fórum SBOT para Jornalistas, realizado no dia 18 de setembro de 2025 na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O evento aconteceu durante uma sessão solene presidida pelo deputado Luizinho em homenagem aos 90 anos da SBOT e ao Dia do Ortopedista. Foi promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Reuniram-se médicos especialistas, comunicadores, lideranças do setor de seguros e representantes do poder público. O motivo? Debater os impactos dos acidentes com motocicletas no sistema de saúde brasileiro, uma realidade preocupante e em crescente escala.
Além de ser palco da divulgação dos dados da Pesquisa Nacional SBOT/Informa 2025, o fórum também lançou oficialmente a nova campanha da SBOT: “Na Moto, na Moral – Não Mate e Não Morra. Desacelere”. Nesse sentido, foi feito um chamado direto à sociedade para frear o número alarmante de acidentes envolvendo motociclistas.
Uma pauta de saúde pública: acidentes com motos sobrecarregam o sistema
O crescimento acelerado do uso de motocicletas (especialmente para entregas e deslocamentos urbanos) trouxe consequências diretas ao setor de saúde. Segundo dados da própria SBOT repercutidos pela Agência Pública, um em cada três dos motociclistas envolvidos em acidentes de trânsito atendidos por ortopedistas e traumatologistas passam a sofrer com sequelas permanentes.
Por isso, os ortopedistas e traumatologistas, representados pela SBOT, alertam: o perfil dos acidentados é cada vez mais jovem e economicamente ativo. Além disso, as lesões vão de fraturas graves até amputações, com longos períodos de reabilitação. Isso impõe não só um alto custo ao sistema público. Além deste desafio, também se compromete a produtividade da população e o bem-estar das famílias envolvidas.
O papel dos jornalistas na prevenção e na informação
O Fórum teve como foco os profissionais da imprensa e da comunicação, reconhecendo seu papel estratégico na conscientização da sociedade. Por isso, com base em dados científicos, o evento mostrou como o conteúdo jornalístico pode (e deve!) colaborar para uma mudança de comportamento no trânsito.
Nesse sentido, a SBOT aproveitou a ocasião para lançar o Prêmio SBOT de Reportagem 2025, que irá reconhecer trabalhos jornalísticos de destaque sobre prevenção de acidentes com veículos de duas rodas, mobilidade urbana, políticas públicas de saúde e educação no trânsito. A cerimônia de premiação, portanto, será realizada durante o Congresso da SBOT, em novembro, na cidade de Salvador (BA).
Participação da Ifaseg: seguro, prevenção e impacto social
Como empresa especializada em soluções de seguros e gestão de riscos, a Ifaseg defende a atuação preventiva como pilar da proteção à vida, à saúde e ao patrimônio. Dessa maneira, a presença de Mário Gasparini como debatedor no Fórum SBOT reforça o comprometimento da Ifaseg com temas sociais estruturais, como segurança no trânsito e redução de sinistros.
Ao lado da Porto Seguro, primeira seguradora a apoiar a campanha “Na Moto, na Moral”, a Ifaseg vem participando ativamente de ações educativas e campanhas de impacto. Assim, conectamos o mercado de seguros a outras esferas da sociedade, como a medicina, o jornalismo e o poder legislativo.
Ações como essa precisam de apoio institucional
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) é a principal entidade representativa da ortopedia no país, reunindo mais de 19 mil profissionais. A instituição atua na formação médica, na promoção científica e em iniciativas de impacto social. A campanha “Na Moto, na Moral” aproveita da expertise médica dos ortopedistas da SBOT, junto a seus parceiros, tratando-se de uma mobilização coletiva para reeducar o trânsito, valorizar a vida e reduzir drasticamente os índices de sinistros envolvendo motocicletas.
Por isso, é fundamental que operadoras, seguradoras, jornalistas e órgãos públicos trabalhem juntos, criando uma frente ampla de diálogo, ação e prevenção.
Proteção e responsabilidade: o compromisso da Ifaseg com a sociedade
A Ifaseg apoia projetos que promovem a responsabilidade civil, a prevenção de riscos e a educação em temas críticos como o trânsito. Atuando com seguros especializados e gestão de riscos para o setor de turismo, mobilidade, eventos e serviços, a empresa acredita que seguro vai além de cobertura e é ferramenta de transformação social.